Um dos brinquedos mais populares e antigos do mundo. Cronologia da bola e do futebol |

Feche os olhos e volte a milhares e anos.  Imagine numa ação instintiva um homem da Idade da Pedra, que sem querer bate numa pedra ou em um osso e alguém a chuta de volta, assim começou o jogo? Não há nenhuma documentação clara, indicando a data e o local de origem, mas a maioria dos historiadores concorda que algum tipo de jogo de futebol começou no mínimo por mais de 3000 anos. As origens da bola e do jogo podem ser vistas em  disputas em diferentes lugares do mundo, antes do nosso jogo moderno, desenvolvido na Inglaterra.      
  

 E a protagonista, a bola? Desenhos realizados em cavernas há mais de 30.000 anos retratam homens segurando objetos esféricos de pedra. Desta forma, acredita-se que as primeiras bolas tenham sido ferramentas de caça do homem pré-histórico, antes de se transforamarem no brinquedo mais popular do mundo entre adultos e crianças.  Dizem que a única diferença de brinquedos de crianças e adultos é o tamanho. A bola é uma exceção.

A busca de comida pode ter sido a raíz de todos os esportes, afinal, para agarrar a sua presa, o homem aprendeu a correr, nadar ,  remar, acertar alvos.        

 A bola pode ser  esférica, ou não,  pode ser oca e repleta de ar,  ou solida, como a bola de bilhar ou de golfe. São cerca de 200 modalidades (alguma delas, 100 por cento brasileiras, como o biribol, o futevolei e a sinuca) em que a bola é acertada, chutada, ou arremessada trazendo a alegria, diversão e saúde a milhares de anos para pessoas de todas as idades.     

Hoje vou falar um pouco da cronologia da bola associada ao futebol.       

Livro de instruções militar, o Tsuh Kuh.

  5000-300 B.C. Na CHINA ANTIGA, Há evidências de que as forças militares, em torno de 2 º e 3 º século aC      (Dinastia Han) praticavam um jogo, originalmente chamado “Tsu Chu“, em que chutavam uma bola de couro recheado com pelo ou penas atravez de uma abertura e, uma rede esticada entre postes de 30 metros de altura para treinamento militar. Os registros indicam que Tsu Chu foi jogado como parte da celebração do aniversário do imperador.    Dizem que o jogo começou depois das guerras, quando  formavam 2 equipes com 8 jogadores para chutar a cabeça dos soldados inimigos. Com o tempo, as cabeças dos inimigos foram sendo substituídas por bolas de couro revestidas com cabelo. O objetivo era passar a bola de pé em pé sem deixar cair no chão, levando-a para dentro de duas estacas fincadas no campo.  Estas estacas eram ligadas por um fio de cera.       

 Há 2500 aC – No EGITO ANTIGO , Talvez uma versão de um tipo de jogo de futebol disputado por mulheres jovens no Egito durante a época de Baqet III, como as imagens deste esporte foram retratados em seu túmulo. Não há muito conhecimento deste desporto, exceto que ele usava uma bola.        

  1000 B.C.  No JAPÃO ANTIGO  a versão de futebol é chamada “KEMARI ”, praticado por integrantes da corte do imperador  japones. Disputado num campo de aproximadamente 200 metros quadrados, com 2 a 16 jogadores,

kemari - Aquarela do Museu de Preston - Reino Unido

 jogado com uma grande bola de fibra de bambu, recheadas com serragem. O campo era  cercado por quatro árvores (de cereja, carvalho, pinho e de salgueiro),  entre as regras, o contato físico era proibido entre os 16 jogadores (8 para cada equipe).

 Dizem que os Vikings chutavam as cabeças de seus inimigos, num comportamento nada agradável, mas como todos da época, jogavam um tipo de jogo com bola.

Os Astecas no México desenvolveram seu próprio jogo de chutar, para o qual utilizavam uma pedra coberta com uma fina capa de resina. O jogo, conhecido como “tlatchi”,acontecia entre dois times com 7 homens e era uma atividade cultural muito importante. Os jogos aconteciam em estádios construídos para este fim e apostavam-se grandes somas de dinheiro nos resultados.

 50 B.C. Primeiros a ter um “jogo internacional” de suas versões de futebol, entre os jogadores de Tsu chu da China  e os  de  kemari do Japão. Registros antigos comparam a bola redonda com o gol quadrado com Yin e Yang, os símbolos antigos da harmonia. Os participantes se organizavam em um grande círculo e deveriam chutar uma pequena bola, com o fim de acertar o alvo no centro da roda.  

2500 AC maya

 Curiosidade – séc IV, V. O surgimento do boliche é bizarro.  A modalidade apareceu nas igrejas germânicas. Os pinos personificavam os pagãos, que deveriam ser derrubados pela bola da fé- bolota de rocha. Assim, padres e fiéis passavam horas e horas fortalecendo a sua religiosidade( treinando arremessos).   

 600 – 1600 AD No México e América Central uma bola de borracha foi criada e usada em um jogo em uma  quadra de 40-50 pés de comprimento em forma da letra maiúscula “I”.

jogo de bola maia

 No meio de cada parede, tinha um anel de pedra ou madeira e o objetivo era projetar a dura bola de borracha e atravessar o anel sem as mãos.   

 GREGOS E ROMANOS – Antes de Cristo, os gregos e romanos foram os maiores expoentes de jogos. Construíram arenas por todo seu império e transformaram tudo em teatro, desde corridas de carruagem até combates de gladiadores, em que ferimentos graves ou mesmo a morte eram coisas naturais e faziam parte do espetáculo. Comparado a isso, chutar uma bola parece sem graça, mas….. Os gregos criaram um jogo por volta do século I a.C que se chamava Episkiros.        

 Na cidade grega de Esparta, os jogadores, também militares, usavam uma bola feita de bexiga de boi cheia de areia ou terra. O campo onde se realizavam as partidas, em Esparta, eram bem grandes, pois as equipes eram formadas por quinze jogadores. No caso dos gregos, era chamado de “episkyros”, e dos romanos, um jogo chamado “harpustum” – mas ambos eram principalmente jogos em que a bola era carregada. Quando os romanos dominaram a Grécia, entraram em contato com a cultura grega e acabaram assimilando o Episkiros, porém o jogo tomou uma conotação muito mais violenta.      

Episkyros

 O EPYSKIROS da Grécia antiga consiste em duas equipes de 9 jogadores cada e jogavam num terreno de formato retangular, com o objetivo de jogar a bola por cima da cabeça da outra equipe. Havia uma linha em branco entre as equipes e outra da linha branca por trás de cada equipe.     O  “HARPASTUM”veio da palavra grega “Harpazein” que significa agarrar. A bola era pouco menor que a de futebol,   e dura, porque era recheada com areia.    

Harpastum

   O campo demarcado, e times de 12 jogadores. Parecido com o rugby, com mais arremessos que chutes. O objetivo era fazer com que a bola permanecesse atrás da linha central, em seu próprio lado, e não permitir que o adversário a pegasse. Os gols eram marcados se a bola batesse no chão.        

Os romanos introduziram este jogo na Bretanha e pode ser considerado como precursor do futebol, igualmente o “Hurling“, que era muito popular entre a população CELTAe que se pratica, ainda hoje, em Cornwell na Irlanda.         

700s – Os primeiros jogos na GRÃ-BRETANHA foram entre os moradores do leste de Inglaterra, começando depois de um “lendário” jogo que era chutar a cabeça decepada de um príncipe dinamarquês que tinham derrotado em uma guerra. Estes jogos foram violentos, onde a lesão e morte não eram incomuns.         

1000 – Se  jogava na FRANÇA a SOULE. Esta podia ser “curta” contando com um campo delimitado e até 100  jogadores tentando levar a bola (uma vesicula de cerdo inflada de grandes dimensões) ao campo contrário. A Soule “longa” consistia em levar a bola de um pueblo a outro.   

Soule

  1100 – Apesar da popularidade na INGLATERRA no século 12, o jogo havia se tornado um esporte violento e sem regras, onde socos, pontapés, rasteiras e outros golpes violentos eram tolerados.         

1314 – Por ordens do Rei Edward II da Inglaterra cidadãos param de jogar futebol         

1331 – O Rei Edward III aprova Lei para acabar com o jogo.         

1424 – O Rei James I da ESCÓCIA, também aprovou uma Lei proibindo o jogo.         

1572 – A rainha Elizabeth I da Inglaterra, promulgou leis que podiam sentençiar um jogador de bola  para a cadeia por uma semana seguida de penitência em uma igreja por causa da violência.         

Gioco del Calcio

  1500 –  na ITÁLIA MEDIEVAL,  eles jogavam o “GIOCO DEL CALCIO“, com equipes de 27 ou mais pessoas. Praticado em praças, o jogo envolvia chutes, transportar ou passar a bola através de uma linha de gol. O barulho, a desorganização e a violência eram tão grandes que em 1580, Giovanni Bardi publicou um conjunto de regras do jogo Calcio sem violência e juízes para cumprir as regras.         

O futebol chega à InglaterraSéculo XVII – Pesquisadores concluíram que o Gioco de Calcio saiu da Itália e chegou a Inglaterra. Na Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. O campo deveria medir 120 por 180 metros e nas duas pontas seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol. A bola era de couro e enchida com ar. Com regras claras e objetivas, o futebol começou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa. Aos poucos foi se popularizando.         

1600 No ALASCA E CANADÁ, esquimós nativos jogavam um futebol no gelo chamado AQSAQTUK,  utilizando bolas recheadas com grama,cabelo emusgo.Conta uma lenda a história de duas aldeias jogando uns contra os outros, com metas de 10 milhas de distância.         

1605 – Na Inglaterra, o futebol tornou-se legal e novamente no final do séc 17 era o esporte mais popular do país.         

1600 – Por volta do século XVII, o jogo de CRICKET foi muito popular em áreas rurais, mas no século seguinte, as classes de lazer assumiu o esporte, especialmente em Kent, Sussex e Londres.         

1620 – Nos EUA,  ÍNDIOS AMERICANOS nativos da primitiva colônia de Jamestown jogou o PASUCHUAKOHOWOG, que  significa “eles se reúnem para jogar bola com o pé.” Era um jogo bruto, jogado na praia, o campo de meia milha de largura, com gols de uma milha de distância, com até 1.000 jogadores ao mesmo tempo. Os jogos muitas vezes resultavam em ossos quebrados, mas ninguém podia ser identificado porque os jogadores se disfarçaram com ornamentos e pintura de guerra. Era comum os jogos serem realizados ao longo de um dia para o outro com uma festa para todos no final da partida.         

1680 – Inglaterra, o futebol ganha patrocínio Real do Rei Charles ll.         

1744 – A palavra GOLFE (ou Golf em inglês) vem do holandês colf, que era um jogo de taco e bola, jogado na Holanda por volta de 1360. Provavelmente foram então os Holandeses, os inventores do esporte. Suas principais regras foram escritas na Escócia em 1744, em St. Andrews pelo Royal Ancient Golf Club, hoje a principal instituição regulamentadora do Golfe no mundo. Daí o fato de que muitos associam a criação do esporte aos escoceses. Tinha um jogo romano similar chamado paganica . 

1815 – O Eton College da Inglaterra estabeleceu um conjunto de regras para os jogos.1820 – E.U.A., o futebol era disputado entre as universidades e faculdades do Nordeste, de Harvard, Princeton, Brown e Amherst. 1823 –   Segundo a lenda, Webb Ellis, aluno da escola da cidade inglesa deRUGBY, durante uma partida de um jogo  parecido com o futebol,   , pegou a bola com as mãos e quebrando as regras estabelecidas correu com ela,

Estátua de William Webb Ellis na cidade de Rugby

 convertendo-se no precursor do rugby atual.      

1827 – E.U.A, calouros e veteranos de  Harvard  instituíram um campeonato anual de futebol , disputado na  primeira segunda-feira do novo ano escolar. Estes jogos foram evidentemente muito barulhento, e ficou conhecido como “Bloody Monday”.         

1830 – O esporte cresceu entre as comunidades da classe trabalhadora e era visto como uma forma de manter crianças e jovens hiperativas sem problemas em casa e na escola, eles poderiam gastar toda energia e aprender os valores do trabalho em equipe.         

O objetivo dos fabricantes de BOLAS NO SECULO 19 era o de encontrar um padrão no qual a bola mantivesse sua forma e, mesmo assim, fosse fácil de cortar e costurar. Como Isso era feito totalmente à mão, quanto mais simples, melhor.    

1836 – Charles Goodyear patentea a borracha vulcanizada. Antes disso, as bolas foram dependentes do tamanho e forma da bexiga do porco. Quanto mais irregular a bexiga, mais imprevisível o comportamento da bola quando  chutada.         

A essência toda do futebol está na bola. Voar direcionada e repicar de forma previsível, foi o que fez do futebol o jogo mais popular e de maior sucesso no mundo…….         

bola Charles Goodyear 1855 National Soccer Hall of Fame, Oneonta, NY, E.U.A..

1855 –  Charles Goodyear projetou e construiu asprimeiras bolas de borracha vulcanizada para futebol.         

1848 – Numa conferência em Cambridge, estabeleceu-se um único código de regras para o futebol, para facilitar a padronização e  aprovada por todas as escolas, faculdades e universidades, conhecida como as Regras de Cambridge.          

1862 – o inglês H.J.Lindon, que havia perdido sua esposa em razão de uma doença provocada pela ação de encher com a boca milhares de bexigas de porco ,desenvolveu a primeira bola inflável de bexiga de borracha.1862 – Formado o Oneida Football Club, Boston E.U.A., primeiro clube de futebol fora da Inglaterra.         

1863 – no dia 26 de outubro, a Football Association foi formada quando onze escolas e clubes de Londres se

Bola oficial copa FA 1893

 reuniram para  estabelecer um conjunto único de regras para administrar qualquer jogo de futebol para ser disputado entre eles.         

1863 – em 08 de dezembro, a “Associação de Futebol” e Rugby Futebol” finalmente foram divididas em duas organizações diferentes. Os dois jogos tinham praticamente as mesmas raízes. Essa separação foi fundamental para o desenvolvimento do futebol moderno.         

 1869 – As regras de Football Association (FA)  foi novamente alterada para excluir qualquer manuseio da bola.         

1871 –Criada a figura do guarda-redes (goleiro) que seria o único que poderia colocar as mãos na bola e deveria ficar próximo ao gol para evitar a entrada da bola.         

1872 – Primeiro Jogo Internacional entre a Inglaterra e a Escócia.           

 1875 – Estabelecida a regra do tempo de 90 minutos, que até então a duração da partida era acordada antes, mas desde 1966 já combinavam 1hora e meia.         

1883 – As quatro associações britânicas entraram num acordo sobre a uniformização de um código e formar a International Football Association Board.         

1885 – O primeiro Jogo Internacional jogado por equipes de fora da Grã-Bretanha foi entre E.U.A. e Canadá         

 1886 – Criada a International Board, na Inglaterra esse conselho administrativo, entidade cujo objetivo principal era estabelecer e mudar as regras do futebol quando necessário. A associação de Futebol começa a treinar os árbitros.

 

1888 – Fundada a Liga Inglesa de Futebol, com o objetivo de organizar torneios e campeonatos internacionais, em conseqüência começou a produção maciça de bolas de futebol.  Ano de Introdução do pontapé de grande penalidade. Aosárbitros são dados amplos poderes de controle.         

1891 BASQUETEBOL –  James Naismith, um canadense, inventou o jogo de basquete em 1891, enquanto trabalhava no YMCA. College, em Springfield, Massachusetts.         

1891 – – Estabelecido o pênalti, para punir a falta dentro da área.

1894Primeiras 2 bolas trazidas ao Brasil, da marca inglesa SHOOT, por CHARLES MILLER e Hans Nobiling.  Charles trabalhaca na Estrada de Ferro Jundiaí-Santos, e o campo do Lira Serrano, de Paranpiacaba foi um dos primeiros do país. Porém ha relatos que já existiam partidas entre os alunos do colégio São Luis em Itú em 1872.         

1895 – Criado o VOLEIBOL por Willian G. Morgan         

1897 – Uma equipe de futebol inglesa chamada Corinthians fez uma excursão fora da Europa, contribuindo para difundir o futebol em diversas partes do mundo.         

1900 – A fabricação de bolas no Brasil, de maneira artesanal e tem sua autoria dividida entre o padre Manoel Gonzáles e um sapateiro chamado Caetano.         

 1904 – Criação da FIFA (Federação Internacional de Futebol Association),  numa reunião em Paris no dia 21 de maio por delegados de França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça, que organiza até hoje o futebol em todo mundo. É a FIFA que organiza os grandes campeonatos de seleções, Copa do Mundo, de quatro em quatro anos. A FIFA também organiza campeonatos de clubes como:  a Copa Libertadores da América, Copa da UEFA, Liga dos Campeões da Europa, Copa Sul-Americana, entre outros.  Ao todo possui 210 países e/ou territórios na associação. Com esse número, é a instituição internacional que possui a maior quantidade de associados, inclusive mais associados do que a ONU.      

bola de 1910

1904 – Incluido o futebol nos Jogos Olímpicos de 1904 em St. Louis.      

1907 – Foi estabelecida a regra do impedimento.         

1908 – Fotebol se torna oficialmente um evento Olímpico.    

1913 – FIFA se torna um membro da F.A. Board Internacional         

 

bola 18 gomos

 1920 – Bola de couro – O couro era o único material usado nas bolas, normalmente confeccionadas como “caixas”de 12 gomos ou da variedade de 18 gomos. Ambas funcionavam a partir do mesmo modelo do cubo de seis lados arredondado desenvolvido por Joseph Pracey. Na versão de 12 gomos, os seis lados do cubo são divididos em dois e, na versão de 18 gomos, são divididos em três.  Em 1920, os fabricantes começaram a usar um tecido forte para cobrir o couro, para impedir que ele esticasse e perdesse a forma. E melhoraram a resistência à água, revestindo o couro com materiais resistentes a água ou tintas sintéticas. Até os anos 30, todos os gomos de couro tinham de ser cortados à mão, então, dependendo da habilidade do cortador, sempre havia margem para erro.         

Anos 30 –  Fabricantes desenvolveram máquinas com facas moldadas, o que acelerou o processo de corte e gerou maior uniformidade. Os gomos também eram planos e cada costureiro tinha que fazer os próprios buracos de costura com um furador.         

 1930 Primeira Copa do Mundo, em Montevidéu, no Uruguai, com 13 equipes. Realizada pela FIFA.        

bola copa 1930

A bola da Copa de 1930  –   Seria uma montagem de 12 peças, mas, de fato, duas bolas foram usadas na Final!  Houve uma grande discussão sobre qual bola seria usada – abola uruguaia ou a bola argentina. A bola dos anfitriões, o Uruguai, supostamente era um pouco maior que a da Argentina, mas, dado que a circunferência da bola sempre foi entre 68 e 70 cm, a diferença dificilmente era perceptível. No final, a única forma para resolver o impasse foi que os times concordassem em usar a bola argentina no primeiro tempo e a bola uruguaia, no segundo. Basta dizer que a Argentina fez 2-1 no primeiro tempo e o Uruguai venceu o jogo de 4-2!       

1934 –Bola da Copa da Italia –  Orsi, que fez o gol da vitoria da Itália com uma bola que fez uma curva fantástica, tentou no dia seguinte, repetir por 20 vezes seu truque da curvatura da bola para os fotógrafos e falhou – mesmo com o gol vazio!A bola é possível que possa ter ficado levemente torta no final da partida, o que pode ter sido a causa do desvio, mais do que apenas a habilidade de Orsi.       

1938 – França – Como nas duas Finais de Copas anteriores, as bolas de 12 gomos usadas teriam vindo de fornecedores locais, de couro marrom.        

1940 – As bolas passarram a ter costura interna, sem a abertua e o cordão. Mas seu couro encharcava nos dias de chuva, podia pesar 25% a mais, tornando-as extremamente pesadas, como as bolas de capotão muitos usaram  usaram na década de 80.   As crianças dos anos 40 no Brasil, jogavam com um tipo de bola aberta,  e em uma das laterais tiravam o bico da camara de ar, enchiam com um pequena bomba, amarravam o bico (da camara) introduzindo-o para dentro do couro e em seguida costuravam. Na época existiam diversos tipos de bola , destinadas a todas as idades. Existiam bolas nº 01, 02, 03, 04 e 05, com tamanhos diferenciados. De  06 e 08 anos era a bola nº 01.     Se os gomos de couro esticassem, a bola logo perderia o formato. Apesar de vários revestimentos terem sido testados no fim do século 20, o couro ainda absorvia muita água o que resultava em um jogo menos controlado. Para ajudar a bola a manter sua forma e tamanho, forros de tecido eram usados entre a bexiga e o exterior, na maioria das vezes, o forro era muito forte, o que fazia com que a bola ficasse mais dura do que deveria.         

Durante a Segunda Guerra foram desenvolvidos tintas sintéticas e outros materiais não pororos para revestimento de couro, e um novo tipo de válvula foi inventado, que eliminoiu a fenda atado nas bolas.         

O couro também é um material natural e, apesar de acabado e raspado para uma espessura por igual, imperfeições aconteciam. De fato, o couro pós-guerra era de qualidade tão baixa que a bola estourou nas Finais da Copa FA da Inglaterra de 1946 e 1947!         

1950 – Oficializada a bola branca para ajudar os espectadores a ver mehor a bola, além de ter boa visualização pela TV branca e preta desta época. Bolas laranjas também foram introduzidas para ajudar a ver a bola na neve.           

Anos 60 – Primeira bola de futebol totalmente sintética. A procura de um material com maior consistência coincidiu com o desenvolvimento de couro sintético ou artificial.         

O PVC (clorido de polivinil) foi a primeira escolha para as primeiras bolas de futebol. Quando misturado com um plastificador, ele fica maleável é a prova d’água, e pode ser costurado facilmente. Algumas bolas de futebol são ainda feitas de PVC, mas essa não é a melhor escolha, pois elas furam facilmente e podem ficar duras no clima frio, e moles no clima quente.         

Uma escolha melhor para as bolas de futebol acabou sendo o poliuretano. Independentemente se uma bola é feita de couro ou com material sintético, o método de se fazer uma bola à mão mudou muito nos últimos cem anos         

Hoje, mais de 40 milhões de bolas de futebol são produzidas por ano. Elas variam de preço de uns poucos dólares até $150 ou mais, com 90 fabricantes licenciados FIFA         

1970 – A primeira bola oficial a ser usada numa Copa do Mundo foi a “ADIDAS TELSTAR” no México. 

adidas Telstar

Bola de futebol          

Circunferência superior a 68 cm e inferior a 70cm.         

Peso no inicio da partida, de 410g a 450g. A pressão devera ser igual a 0,6 – 1,1 atmosferas (600-1100 g/cm2).           

Feita de couro sintético porque sua espessura varia muito menos do que a do couro natural. Várias camadas de material que são revestidas com uma cobertura à prova d’água. As camadas são impressas e cortadas em gomos. São finalizadas, tradicionalmente, à mão por costureiros habilidosos, apesar de que, cada vez mais, bolas são produzidas por máquinas. São 1.400 a 2.000 pontos, costurada de dentro para fora. Antes da última peça ser costurada, a bola é virada do lado avesso, a válvula de borracha é inserida e o último ponto é dado, usando uma ferramenta curva especial. Isso permite que os costureiros puxem os fios de dentro da bola para garantir um acabamento liso perfeito.  o material deve ser macio o suficiente para esticar numa esfera quando o ar a inflar. Os fazem com que a bola voe mais rápido e de maneira mais precisa pelo ar. Uma bola completamente lisa está longe do ideal.         

Há 2000 Anos atrás, (287 a.C.)   o matemático Arquimedes nomeou os chamados sólidos de Arquimedes. São basicamente trinta formas que se encaixam perfeitamente numa esfera usando triângulos, quadrados, pentágonos, hexágonos, octógonos e decágonos.    Quanto menor for o número de pedaços, maior a quantidade de elasticidade de cada pedaço para permitir que a bola inflada fique redonda, mas muita elasticidade quer dizer que a bola pode continuar sendo inflada e ficar muito grande ou desigual.     

Hoje existem apenas cinco maneiras de se dividir uma bola – ou mais precisamente uma esfera – em seções idênticas com extremidades e ângulos iguais. Eles são quatro triângulos, seis quadrados, oito triângulos, doze pentágonos ou vinte triângulos.      

A bola oficial dos ultimos  campeonatos tem 32 painéis externos: 12 pentágonos, 20 hexágonos, costurados nas 90 arestas, e 60 nós (ou vértices). É um icosaedro truncado. Todas estas costuras, arestas e nós são “suavizados” com o enchimento da bola, mas não produz uma superfície esférica perfeita.     

tetraedro truncado

A novidade desta bola de 2010 é que a Adidas reduziu o número de painéis, que implica menor quantidade de emendas e nós. Apesar de toda a tecnologia da nova bola, reconhecemos a semelhança com sólido de Arquimedes, o tetraedro truncado, que tem exatamente oito faces planas regulares: quatro hexágono e quatro triângulos.     

Ela usa usa materiais dos países emergentes:     

* Thermoplastic polyurethane-elastomer (TPU) TPU 0.3 mm: manufaturado em  Taiwan* Latex bladder: Manufaturado na India     

Jabulani

* Ethylene vinyl acetate (EVA) EVA 3.5 mm: Manufacturado na China* Isotropic polyester/cotton fabric: Manufaturado na China* Glue: Manufaturado na  China* Ink (11 colours): Manufarurado na  China     

19 de julho o Dia do Futebol     

      

Tags: Brinquedo, Bola, Futebol


Posts Relacionados:

© 2015/2024 - Museu dos Brinquedos - Todos os direitos reservados