A boneca, a rainha dos brinquedos |

Objeto feito à imagem e semelhança do ser humano, sempre ao lado do homem em todas as civilizações

Talvez a historia dessas auto-réplicas comece com a “criação” em si, quando Deus fez Adão de barro………O fascínio pelas bonecas acompanha o homem há milênios e refletem a história da humanidade com sua arte, magia, beleza, fantasia e religiosidade, sendo usada por civilizações de quase todo o mundo como fetiches, talismã, oferendas cerimoniais, suvenires, e, por fim, brinquedos. Extremamente ligada a nossa historia social, cultural e econômica, as bonecas enfatizam os valores e as competências que foram consideradas necessárias para a futura esposa, mãe e atualmente, empresária, atleta, mulher realizada, bem vestida, poderosa, etc.., alimentando fantasias de crianças em milhares de lares no mundo.Era uma vez, há milhares de anos atras, um ser humano que fez um objeto à sua imagem e semelhança, e assim ……

Há 40 mil anos – provavelmente as primeiras representações da forma humana em miniatura podem ter sido feitas pelo Homo sapiens, de barro, na África e na Ásia, com propósitos ritualísticos. Consideradas o primeiro brinquedo feito de argila.

25 mil-20 mil a.C – No Museu de História Natural de Viena, na Áustria, encontra-se  a Vênus de Willendorf, uma  estatueta de formas arredondadas similar a uma boneca, provavelmente usada como símbolo de fertilidade e não como brinquedo.

3000 a 2000 A.C. – Egito Antigo, Médio Império. As primeiras bonecas, algumas talhadas em madeira, ou de argila, articulado egípcio sec. XII com longos cabelos feitos de fios de cabelo natural, e enterradas com os faraós. Chamadas de ushabtis , mediam de 10 e 23,  centímetros, e foram produzidas em larga escala pelos parentes dos escravos  para substituir-los e não serem enterrados vivos com seus reis. Seja como objeto funerário ou brinquedo, bonecas feitas a mão acompanharam crianças e adultos egipcios nos seus sepultamentos. Ou era para brincar com elas no além, ou para ajudar no trabalho. Nessa época as bonecas também eram feitas para brincar. Esse hábito de enterrar crianças junto com suas bonecas – provavelmente de conotação religiosa – também existia entre gregos, etruscos, romanos e astecas e perdurou na Era Cristã.  A foto ao lado  é um boneco articulado egipcio encontrado em túmulos do sec XII, um ajudante braçal para o além.

2000 A.C. As bonecas se afirmaram como brinquedo de criança no Egito, de diversos materiais, além de ouro e marfim, e algumas vinham acompanhadas de pequenas casas com minúsculas mobílias, datáveis do período situado entre 3000 e 2000 a.C.  Na localidade de Kahun foi encontrado aquilo que se julga ser um atelier de criação de bonecas.

3000 a 2000 A.C. – Na Babilônia foram encontrados fragmentos de uma boneca de alabastro com braços articulados.

500 A.C. – Marionetes – Desde o primordios o teatro ja usava bonecos para representaçoes. Na Europa, há registros escritos jno século V A.C (no Symposium do historiador grego Xenofonte).  Na China, na Índia, em Java e em muitas outras partes do Oriente o teatro de bonecos tem uma tradição tão antiga que é impossível determinar quando começou. Pode-se afirmar que o teatro de títeres ou marionetes, surgiu antes do teatro escrito, ou melhor, surgiu antes da própria escrita.

Era Clássica – Na Grécia e em Roma antiga as meninas brincavam com bonecas feitas de madeira, marfim, terracota, couro ou de tecido e tinham articulações.

79 d.C. – Em Herculano, cidade romana destruída com Pompéia na erupção do Vesúvio, foi encontrado o corpo de uma menina abraçada a uma boneca, completamente preservada pela lava. 

kabuki

 

45 d.C. – No japão as bonecas começaram a ser usadas no teatro Noh  para homenagear os atores e personagens de maior destaque. O mesmo ocorreu com o teatro Kabuki, quando as bonecas foram criadas com os mínimos detalhes de vestimenta e maquiagem.

 

Século III d.C. – Uma boneca de marfim foi encontrada no sarcófago de Maria, mulher de Honorius, um dos últimos imperadores de Roma. Parecendo uma boneca moderna, do tamanho da Barbie, toda articulada, com enxoval e jóias.

618-907 d.C.Origem da “porcelana” verdadeira na China durante a dinastia Tang. A primeira porcelana chinesa consistia de caulino (caulim) e pegmatitos, um tipo grosseiro de granito. Os europeus tentaram duplicar a porcelana chinesa, mas, incapaz de analisar sua composição química, poderiam imitar a sua aparência combinando barro e vidro moído. Estas alternativas se tornaram conhecido como pasta mole, vidro, porcelana ou artificial.  Somente em 1707 eles conseguiram fazer a porcelana em estilo europeu.

710 – 794 Periodo Nara – No Japão as bonecas sofreram a influência chinesa, e passaram a ter roupas de seda, usar dourado e tinham o penteado sokei, que se caracteriza pelo excesso de adereço.  794 – 1185 – Periodo Heian – as bonecas eram usados para afastar demonimos.  1192 – 1333 – NoPeríodo Kamakura,  o shogunato que prevalecia no país por causa das constantes guerras fez com que as mulheres substituíssem os pesados quimonos por trajes mais simples, e isso se refletiu também nas bonecas.

Idade Média As crianças não brincavam com esses pequenos totens, que se acreditava terem poder de vida e morte sobre as pessoas e eram monopólio de sacerdotes,xamãs,  feiticeiros e curandeiros, que acreditavam no poder sobrenatural de manipular a imagem humana, que ainda existe em certas religiões anímicas como o  vodu, na África, Europa ou Brasil onde a umbanda e o candomblé ainda preservam  pouco dessa antiga mística.  Para piorar a situação, a sociedade medieval resolveu condenar os pequenos bibelôs à mesmafogueira onde ardiam as bruxas. Carregadas do simbolismo da mitologia pagã greco-romana, elas praticamente desapareceram do mapa. No máximo, figuravam os presépios (incentivadas por São Francisco de Assis, no século XII).  Apesar de toda a repressão religiosa, o teatro de marionetes conseguiu sobreviver, mas isso porque passou a divertir o povo com parábolas sobre a vida de Cristo. As bonecas, no entanto, não eram mais os brinquedos infantis que foram na Grécia e em Roma, e sim, uma diversão de adultos.

Séc. IX Registro de Patentes – Sob o reinado de Napoleão I,  cria-se o registro de patentes que trouxe impulso e transformações às manufaturas deste período. Serviu para prevenir uma anarquia das invenções idênticas e sobretudo para desenvolver inovações, estimulando a criatividade e a competitividade entre os protagonistas, fazendo surgir grandes fortunas.

Séc. XIV –  França Pandoras – Bonecas de madeira, feitas em tamanho natural, que no início eram enviadas às cortes com as últimas criações dos estilistas, mas logo se tornaram presentes, trocados com freqüência entre os nobres.

1413 – A primeira fábrica de bonecas surgiu na Alemanha. No século XV a Alemanha estruturou-se na criação de bonecas com objetivos comerciais.

Séc. XV –  Paris – Também começou a se firmar como centro de fabricação de bonecas. Reproduziam o aspecto das mulheres locais e eram fabricadas com  terracota,  madeira e o alabastro (tipo de gesso – calcite).

(1452-1519) – Leonardo da Vinci foi o primeiro a usar cera na criação de modelos anatômicos do corpo humano nos experimentos que imitaram os processos do corpo. A cera era usada na Itália para imagens em Igrejas.  Anna Manzolini Morandi, um artista Italiana de cera do século 18, foi a primeira a fazer órgãos e outras partes do corpo (hoje em Museus) para escolas medicas.

1546 a 1563 – O Concílio de Trento proíbe as representações com marionetes nas igrejas. Expulsas das igrejas porque ressaltavam a patetice das pessoas, florescem teatros ambulantes de marionetes em todo o mundo. Marionetes são bonecos (pessoa, animal ou objeto inanimado) movidos por meio de cordéis manipulados por pessoa oculta atrás de uma tela, em um palco em miniatura.

1558 – O Duque Albrecht, da Bavária, presenteou sua filha mais velha com umacasa de bonecas que tinha quatro andares e que levou dois anos para ser construída. A casa tinha banheiro, quarto de vestir e outros ambientes ricamente ornamentados. Infelizmente, foi destruída pelo fogo em 1674. Uma casa similar, do mesmo período, foi preservada e está no Museu Nuremberg, na Alemanha. Além dos inúmeros museus com casas de bonecas na Alemanha e pelo mundo, várias estão expostas no museu Rijksmuseum, Amsterdam.

1585 – O mais antigo registro de uma boneca norte americana foi retratada em Roanoake Island, com roupas coloridas, vestida num chapéu de plumas, ombreiras altas e um casaco deslumbrante.

karakuri dolls

 

1693 – 1868  – Período Edo,   no Japão, surgiram askarakuri, bonecas que tocavam instrumentos e dançavam através de um sistema simples de cordas retorcidas, roldanas e fios. Existem também os bonecosGosho, que representam bebês masculinos roliços, pele muito clara, cabeça grande e que carregam um peixe.

 

 1686 – As Casas de Boneca, ganham popularidade nos séculos XVII e XVIII, e as mais famosas começam a ser fabricadas em Nuremberg, Augsburgo e Sonneberg, na Alemanha. No inicio não eram feitas para as crianças, mas como hobby para as donas de casa. Essas casas atingem altos preços, pois são caracterizadas por objetos em miniatura de porcelana da China e equipado com mobiliário de diferentes tipos de madeira, vidro, mármore, seda, veludo, e cobre.

1699 – Exibição de autômatos de cera, na Londres Bartholomew’s Fair. Autômatos de cera mexiam os olhos, tocavam tambor, e outros movimentos, o que levou o publico ao delírio.

bonecas de porcelana chinesa

  1700s – Bonecas de Porcelana Chinesa -Osprimeiros fabricantes de bonecas de porcelana chinesa foram as companhias:    alemãs KPM Berlin (Konigliche Porzellan Manufaktur-1763) e Meissen (1710),    DinamarquesaRoyal Copenhagen (1775),    Sueca – Rorstrand (1726). As bonecas estavam sempre marcadas dentro do ombro com a assinatura da empresa, se não tiver marca, não são dessas empresas. KPM são distinguidas por uma linha vermelha na borda da pálpebra. A Royal Copenhagen reeditou 3 modelos em 1978. Em 1840 virou moda as bonecas com cabeças de porcelana vitrificada que eram bonitas, mas muito brilhosas e rostos rechonchudos demais. Essa porcelana chinesa (glazed) lembra aqueles pinguins de geladeira. (não lembro porque não é da minha época….rs)

 

 

Séc. XVIMartinho Lutero, sem sucesso condenou veementemente a frivolidade das bonecas fabricadas em Nuremberg, na Alemanha. Os “objetos luxuriosos” não passavam de meras peças de madeira entalhada, com cabelo de crina de cavalo, vestidas como mulher da corte, apelidadas de Docke.

Séc. XVIIHolanda – Surgem as bonecas com olhos de vidro e perucas feitas de cabelo humano.

boneca de madeira 1700's

1750s  –  Surge na Inglaterra as primeiras bonecas de madeira, onde o corpo e a cabeça se  soltavam.

1780 – A rainha francesa Maria Antonieta adquiriu um automato tão extraordinário, que o compositor alemão Christoph Gluck foi chamado especialmente para escrever uma música para ele.

1796 – Antoine Favre (1767-1828), relojoeiro suíço inventa a caixinha de música. Rapidamente, os pequenos bonecos mecânicos que se moviam conforme a melodia se espalhou pela Europa. Mas poucos desses caríssimos objetos chegaram às mãos das crianças. Elas no máximo observavam o deleite dos adultos com os autômatos. Nesta época, a fabricação de caixas de músicas era feitas de um modo muito artesanal.

O Século XVIIISÉCULO DAS LUZES  –   Idade de ouro das Bonecas

1 – Com o avanço da medicina e novos hábitos de higiene, a Europa vive um período com uma alta taxa de nascimentos e um declínio na mortandade infantil. Com mais crianças, os brinquedos e as bonecas tornam-se parte de um mundo comercial, onde o trabalho, a invenção, a criatividade, inovação, e o suor são o meio de vida dos seus criadores.Antes da industrialização Paris era conhecida como “Ville des Jouetes” (Cidade dos Brinquedos). As criações começaram dentro de casa nesse período pré-industrial.  Em Paris, os artistas se concentravam principalmente no bairro de Marais, e representavam o luxo e a alegria do país, e começaram a fazer fortuna, onde a iniciativa individual é ainda indispensável. A máquina ainda não estava pronta.

2 – Com a Revolução Industrial, em particular a França, a Inglaterra e a Alemanha – a ascensão social da classe média e o cultivo ao belo e ao luxo, solicita a habilidade e sensibilidade dos artesãos. As bonecas são produzidas também aos adultos, recriando figuras da corte ou da sociedade. Quase sempre em madeira, vestidas à moda da época. Na maioria dos casos os artesãos eram camponeses que aproveitavam os seus tempos livres durante os longos períodos de neve, para aumentar os seus rendimentos.

3 – As regras rígidas começaram a ser relaxadas e as bonecas voltam ao reino infantil. Educadores e filósofos orientavam pais a permitir que as meninas brincassem com elas e o crescimento da classe média abriu mercado para a produção em larga escala.

4 – Bonecas européias saíram da rústica idade da madeira para a delicadeza dos rostinhos de louça — um segredo roubado da China, e do biscuit — material que proporcionou as mais perfeitas imitações da pele humana.

5 – Um sonho perseguido pela indústria de bonecas foi a criação de seres inanimados que tinham vida – capaz de andar, falar e se movimentar sozinho.   Fabricados a partir do século XVII por relojoeiros alemães e suíços, apos a invenção do mecanismo da corda de relogio, destacando Vaucanson e Jaquet–Droz, com criações precursoras do mecanismo de bonecas. Os bonecos mecânicos movidos a corda, chamados autômatos, funcionavam como símbolo de status para as classes mais altas. Alguns eram tão caros e elaborados que o público pagava entrada para vê-los como num passe de abacadabra.  Os autômatos eram capazes de proezas como desenhar vários objetos ou escrever várias frases com uma caneta tinteiro, mexendo a cabeça e os olhos como qualquer pessoa faria, ou tocar flauta com os exatos movimentos do músico, ou soltando bolas de sabão, bonecos acrobatas em sincronia perfeita, ou até a vovó costurando.

6 – Em geral, invenções e evoluções raramente são o trabalho de um simples homem ou país. Como se tem visto na história de outros brinquedos, uma firma particular pode patentear uma idéia, ou uma nação em particular pode dominar o mercado, mas freqüentemente esses são os resultados de pesquisas levadas por várias gerações de artesões trabalhando em diferentes países.

Bisque,  bisquit ou biscuit – é um tipo de cerâmica, para lembrar mármore, que quando utilizado como base para a cabeça de uma boneca, é queimada como cerâmica não vitrificada a um mínimo de 1000C., antes de adicionar cores e verniz e em seguida, uma segunda queima para a finalização. O biscuit reproduz perfeitamente o satiné da pele, é a chamada boneca com tez, “teint”, dando a face uma maior naturalidade e vivacidade. A facilidade de conseguir matéria – prima fez da Alemanha a grande recordista na produção de biscuits.  Mas as bonequinhas francesas são hoje as mais valorizadas, pela beleza dos rostos e roupas. Um molde de rosto era usado no máximo cinqüenta vezes e depois jogado fora. Artesãos da indústria de bonecas de luxo sempre tentando reproduzir cada vez com mais fidelidade a figura da mulher.  

porcelana

Porcelana – É uma cerâmica dura e translúcida feita de barro com base em caulim. Porcelana dura é queimada em temperaturas elevadas enquanto que a porcelana pasta mole requer menos calor. No século XVIII, a porcelana começou a melhorar através da combinação de argila com feldspato ao invés do barro com vidro moído previamente usado, conhecida como pasta mole, vidro , porcelana ou artificial. Em 1707 finalmente acrescentaram cinzas de ossos bovinos na argila, feldspato e quartzo,  fazendo a  porcelana estilo europeu.

A diferença entre os dois é que o biscuit, por causa de sua aparência natural, não é esmaltado quando queimado e a porcelana sim. Ambos são geralmente brancos com adição de cor em uma fase posterior do processo. Em matéria de refinamento técnico e apuro na fabricação de bonecas de porcelana, os franceses são insuperáveis e surpreendentes. A qualidade da porcelana depende não somente da qualidade da argila, mas também da forma como ela é trabalhada, e nisso eles são insuperáveis.As bonecas de biscuit enfrentaram forte concorrência das de papier mâche e cera, que também tinham defeitos, como rachar e deformar. Seguiu-se a moda das bonecas de celulóide, que se mostraram altamente inflamáveis. Novos materiais passaram a ser testados, em busca de maior resistência que os biscuits e como contestação ao ideal de beleza inatingível representado pelo rosto de porcelana.   O plástico e a borracha só viriam a ser usados com intensidade depois da Segunda Guerra Mundial.

Bonecas de cera -Eram relativamente baratas, tornaram-se populares na Bretanha e estava tomando todo do continente. A cabeça era feita de cera, despejada em moldes feitos a partir de esculturas de papel machê pintado, e revestido com uma camada de cera, dando a boneca uma leveza e complexa transparência. Esse tipo de boneca durou pouco.  Esta boneca foi criada pela família Pierotti, Dominico Pierotti foi da Itália para Inlgaterra para uma visita, mas a viagem foi tão ruim que decidiu não voltar e se estabeleceu fazendo bonecas de cera.

boneca de cera

metal

 

1800’s – Bonecas de Metal –podem ser interamente de metal , prata, estanho e bronze, ou ter somente a cabeça de metal, começam a serem produzidas nos Estados Unidos e na Alemanha.

Bonecas de papel machê –Bonecas de Papel machê marcaram o inicio da potencia mundial da industria de fabricantes de bonecas alemã, (exceto o apogeu da Bebé fracesa) até a primeira guerra mundial. Elas foram produzidas em massa na Alemanha, França e Estados Unidos desde o inicio do século XIX ao inicio do século XX. Eram feitas a partir de uma mistura de pasta de papel com cola ou  resina , ou a partir de folhas de papel prensadas juntas. Eram uma alternativa mais barata aos bonecos de madeira, uma vez que os moldes podiam ser reusados .

 Como segurar as peças articuladas de uma boneca de bisqui: Um elástico entre as ferragens dos olhos, das pernas e braços, e depois ainda passa um pouco de cola entre a cabeça e o corpo. Agora é so colocar roupa e peruca e ir brincar….ops, colocar de enfeite no quarto, pois se as crianças pudessem brincar com essas bonecas nessa época, não teria nenhuma viva hoje para contar a história.

1820 – Boneca Falante, inventada e patenteada por Johann Maelzel (que sucedeu Von Kemplen como proprietário do Turco). Eram operadas por manipulações de algum anexo acionado por fora, o mais comum era um tubo vinculado a uma bola de borracha oca, quando apertada, aciona o mecanismo.

1830 até 1930 – A evolução das bonecas européias seguiu uma ordem inversa à natural. Primeiro espelho da morfologia da mulher, foram fabricadas as madames, depois as meninas e, por fim, os bebês. Olhos e bocas também foram se aprimorando. Com o tempo, ganharam o movimento de abrir e fechar, além de cílios e dentes.

 

Heubach

1834 – Heubach – A família comprou uma fabrica de porcelana em linche, na Thuringia, Alemanha, e logo começou a produção de estatuetas de porcelana em 1910.  Mais tarde começaram a fazer as cabeças com seus famosos olhos pintados. O segredo de seu sucesso foi a localização de sua fabrica próxima a uma escola de arte com muitos escultores. Alguns artistas famosos tem suas iniciais inclusas na marcas, como Holwein, Krieger, Niemeyer, Wera vonBartels, Zeiller & Zitzmann.

1840 – Concedida patente a primeira Fábrica de Bonecas americana, e passam a ser produzidas em série na América.

Ludwig Greiner

 

1840 a 1874 – Ludwig Greiner   maior fabricante de bonecas americano (nasceu na Alemanha), fez bonecas de papel machê na Filadélfia,  seus filhos continuaram até 1883. Em 1858 Greiner registrou  uma patente americana de fabricação de boneca de papel machê. 

 

 

 1840 a 1899 – ParisPierre Jumeau começou a empresa Jumeau  fazendo bonecos de papel machê.

 

Jumeau

 A família Jumeau reinou por duas gerações durante o auge dos fabricantes de bonecas francês. Conhecidas por sua perfeição e olhos expressivos, são a representação perfeita do seu tempo e lugar. Dez anos depois eles já estavam se especializando em bonecas de porcelana chinesa e biscuit. A partir de 1960 só faziam bonecas de biscuit. Madame Jumeau era a responsável pelos materiais e cortes dos famosos trajes e acessórios das bonecas. Emile Louis Jumeau, seu filho, assumiu a empresa em 1874, que ficou nas mãos da família até a fusão da SFBJ em 1899. Emile lançou a empresa a um reconhecimento internacional com marketing, artesões especializados, e com o lançamento da bébé (boneca bebe). 

 

identificação

Bebé Jumeau na época, era sinônimo de boneca. Jumeau transformou o nome da família numa das palavras mais pronunciadas pelas crianças de todo o mundo, As Bonecas Jumeau são as mais cobiçadas em todo o mundo chegando a valer muitos milhares de dólares.  A maioria das bonecas Jumeau são apenas marcadas com um número, embora às vezes o corpo está “carimbado”. Muitas vezes, além da marca, um carimbo com a menção “Jumeau Médaille d’Or Paris ou algo similar. Jumeau foi inovando com vários estilos, mas sempre a produção era sobreposta, um modelo não terminava imediatamente, e o novo modelo era introduzido de forma gradual, para esgotar os estoques antigos e ir testando a aceitação do publico, portanto as bonecas Jumeau são facilmente identificadas por períodos. Apesar de não saber quem fez a primeira boneca Bebe, Jumeau, Schmitt & Fils e Jules Nicholas Steiner devem ser considerados os pioneiros. 

Jacob Petit

1843 Registro da patente de Jacob Petit  (JP) – Para cabeças de porcelana dura, material até então não utilizado na França para esta finalidade. A partir daí as cabeças de boneca em porcelana evoluíram e transformaram-se em moeda corrente. Este material usado por Jacob Petit é uma pasta brilhante e dura que antecede o famoso biscuit. Petit foi autor dos mais belosenxovais para bonecas de porcelana e biscuit que se tem conhecimento. As cabeças de bonecas com porcelana chinesa eram ligadas a um corpo de boneca Frances. Sua marca ficava no bordo inferior da chapa do ombro.  

 

 1844 – François Guillard fabricava bonecas de luxo, com movimentos perfeitos, tinha uma boutique de brinquedos e bonecas de luxo, A La Galerie Vivienne, que era considerada a melhor em Paris. Um dos fabricantes que ele representava era Alexandre N Theroude.  Seus produtos, escolhidos entre os fabricantes de renome, foram selecionados para a exposição na Feira Industrial de Paris em 1844 e da Exposição Universal de Paris em 1849.

1847 -Eugene  Barrois (E.B.)Um dos primeiros fabricantes de bonecas Frances a usar cabeças de porcelana, mas no inicio comprava de outros fabricantes. Eugene Constant Barrois herdou a empresa de seu pai, mas era menor e não administrou até 1852.  Usou inovações como olhos de vidro e boca aberta. Seu principal concorrente era Claude-Joseph Blampoix. Barrois era o principal fornecedor de cabeças de porcelana para Jumeau até 1872, quando Jumeau construiu sua própria fabrica de porcelana.

 

 

1854 – Schmidt & fills – Paris. Faziam brinquedos desde 1854, em Paris. Em 1878, eles apresentaram bonecas bébés na Exposição Internacional. Tinham seu próprio forno de porcelana, e registraram algumas patentes envolvendo a fabricação de cabeças porcelana, e uma patente em 1879 para uma boneca articulada toda de biscuit. Desenvolveram uma composição que facilitou as bonecas ficarem na posição sentada.

Schmitt & fills

Schmitt & fills 

 

Lambert

1854 – Leopold Lambert , França. Trabalhou algum tempo em sociedade com  Vichy, antes de montar sua empresa em 1886, onde a sua competência e a qualidade do seu trabalho lhe rendeu o cargo de capataz. Em 1876 casou-se com uma costureria parisiense, que vestia os autômatos criados pelo marido, Em 1886, Lambert formou sua própria companhia, e fazia, ou peças únicas, especiais e luxuosas ou outras produzidas em série, essas, geralmente as bonecas de cabeça de porcelana, em geral, equipado com três ou quatro movimentos: elas viram a cabeça e cumprimentam, levantam e abaixam os braços, e diferem umas das outras, principalmente por seus trajes e acessórios. Foi um exímio produtor de autômatos mecânicos, os quais sobreviveram a ele.  Lambert foi recompensado com diplomas de honra em Liege, em 1904, e em Milão em 1905. À partir de 1910 a sociedade começou entrar em declínio.

1855 a 1889 – As Exposições Universais em Paris fizeram com que os fabricantes procurassem inovar e caprichar cada vez mais em suas criações, onde as disputas pelo mercado ficaram cada vez mais acirradas e fizeram surgir as mais belas e famosas bonecas de todos os tempos.

1855 – Na Exposição Universal concorreram à primeira boneca com rosto em biscuit, Jumeau recebeu medalha de prata. 

 

1855 – Nasce o bebê de pano e cabeça de porcelana, de Saxe. Mas alguns atribuem a invenção desse tipo de boneca à italiana Augusta Montanari, que se radicou na Inglaterra e lançou em Londres, as primeiras bonecas com cabeça de cera.

 

Huret

 

1855 -Boneca articulada de Mlle. Calixte Huret, ganhadora do prêmio de honra na exposição. Esta foi a primeira boneca a ter membros articulados, apesar de usar ainda a porcelana da china na cabeça e de ter o corpo moldado em couro.

 

 

 

 

Rohmer

1858 – 1880 – Madame Leontine Rohmer –Paris – Ela patenteou diversas melhorias para os corpos das bonecas, porém a mais significativa foi a patente de articulação nos pescoços. A cabeça gira em um eixo de haste metálica que pode ser visto no topo da cabeça. As bonecas eram entre um adulto e uma criança, portanto as roupas poderiam ser de criança ou adulta. O marido e o cunhado de Rohmer eram os mecânicos que ajudavam nas articulações das bonecas. Algumas bonecas eram vestidas pela mãe de Leontine.   

 

1858Jules Nicolas Steiner, relojoeiro, em 1858 se casou com uma costureira e estabeleceu seu negocio

 

Jules Nicolas Steiner

 de brinquedos mecânicos. Ele era fascinado para desenvolver bonecas articuladas, à partir de 1860 introduziu e patenteou alguns dos mecanismos no interior dos corpos que permitiam que as bonecas movimentassem cabeças, braços, pernas, e ainda dissessem “papai,  mamãe” – as suas bonecas pareciam que tinha alma.  Em 1875 ampliou sua oficina, com fornos de porcelana. Os corpos de bonecas eram inicialmente esculpidos em madeira, e depois passou a usar composição moldada. Ele tambem fazia bonecas de cera sobre o biscuit com mecanismos de som e alguns com mecanismos de foles em seu abdômen que acionavam o quando se comprimia seu abdômen.  Steiner arrendou sua empresa em 1880 à J. Bourgoin, que continuou a funcionar sob o nome de Steiner, e eventualmente prestava assessoria à empresa até sua morte em 1902.

1860 a 1928 – E. Gesland. (E.G) – Restaurador de cabeças de biscuit que transforma-se em um dos mais sofisticados fabricantes de bonecas. Gesland produziu, exportou, distribuiu e concertou bonecas de biscuit. Usando uma publicidade no seu escritório em Paris de que poderia consertar em 10 minutos, qualquer tipo de boneca de qualquer fabricante, e também poderia substituir cabeças quebradas.  Gesland comprava cabeças de bonecas de  F. Gaultier, Verlingue, Rabery & Delphieu, e outros. Gesland fabricava bonecas com articulações que poderiam ficar em varias posições, com mãos e pés de biscuit ou madeira pintada, elas mediam de 10 a 31 polegadas. As mais famosas – Poupée de Mode, Gesland Body; a Bébé; e lindas cabeças de bonecas de vários tamanhos.

Antes de 1860, nos Estados Unidos bonecas entalhadas à mão, de milho e bonecas de pano eram comuns. Até o final do século 19, grande numero de bonecas foram importadas da Alemanha, e muitas cabeças de bonecas de qualidade, na qual fabricantes americanos faziam o corpo – que eram patenteados. As luxuosas eram importadas de Paris. A produção nacional era barata e impressionantemente complexa. Às vezes envolvida com carrinhos de bebes mecânicos, maquina de costuras, ou berços balançando para categorizar como boneca adequada aos olhos de puristas que freqüentemente parecem pensar que qualquer atividade como um tranqüilo passeio não era apropriado para uma senhora.Apesar da superioridade das bonecas francesas, o que distinguiam elas de todas as outras era que enquanto as bonecas americanas refletiam a vida em atividades familiares, campo ou trabalho, as bonecas francesas habitavam um mundo luxuoso, alegre e sossegado. Não era surpresa os americanos puritanos fazerem trabalho duro que era usado para fazer acreditar que a Europa era pecador e decadente, mesmo as bonecas que não falavam naquela época atestavam o fato.

1860’s – Pouco a pouco biscuit se faz cada vez mais presente, seja nas boneca ou nos autômatos. Os corpos dessas bonecas eram originalmente feitos madeira ou arame, coberto de pelica, couro ou pano, ou recheada com serragem. Devido ao peso e a fragilidade dessa boneca, comprometia o uso de biscuit nos membros. As assinaturas nas cabeças se sucedem e a criatividade também não tem limites……

1860’s e 1880’s – A Prússia se supera na fabricação de bonecas, quando colocaram no mercado esplendidas bonecas feitas com caríssimos vestidos lindos e extremamente luxuosos,  na qual os alemães não poderiam se igualar ao rival, exceto por imitação direta.

 

autoperipatetikos

 

1862 Patenteada uma boneca que caminhava, por Enoch Rice Morrison de New York City a autoperipatetikos(que anda sozinho em grego). A boneca tinha um vestido longo para cobrir o mecanismo e as rodas na qual ela corria. Criada pela firma americana  Martin and Runyon Morrison. Ela podia andar nos seus próprios pés, e foi exportada dos EUA para as nações fabricantes de brinquedos da Europa. A patente foi também assegurado por Morrison na Europa. Mas também durante 1862 A.V. Newton pegou uma patente muito semelhantes na Europa.  

Jullien

 

1863 a 1904 – Jullien – Fazia bonecas de madeira oca, o que as deixava mais leves, um dos detalhes eram os dedos separados, mas não são tão bonitas.  O nome de Jullien era marcado no pescoço com o numero do tamanho.  Mais tarde acrescentou mecanismos de falar, andar e dormir.  

 

Henri Delcroix-pan

 1865 a 1887 – Henri Delcroix –Existem muitas marcas

Henri Delcroix

 atribuídas a Delcroix: GD Paris, Paris HD e Paris PAN, registrou a marca PAN em 1887, essas bonecas são identificadas pelos seus olhos grandes e redondos.

 

 
Roullet & Decamps        
 
1866 –  Roullet & Decamps – Jean Roullet, um dos mais versáteis e criativos de todos os fabricantes de autômato de Paris, começou com brinquedos mecânicos, autômatos musicais e nos primeiros anos do século XX , autômatos elétricos  para vitrines. Ele faz engrenagens mecânicas muito  baratas para funcionamento em brinquedos, tornando possível serem vendidos a preços mais modestos. Uma boneca jardineira, com cabeça de biscuit,  empurrando um carrinho de mão foi o primeiro brinquedo e se tornou logomarca da empresa. Em 1879 Henriette,  a filha de Roullet se casa com Ernest Henry Decamps, o contramestre das oficinas Roullet. Em 1889 Decamps se tornou seu sócio – “Roullet e Decamps”. A empresa tinha 50 funcionários entre mecânicos, escultores e costureiras. Logo o filho de Decamps, Gaston, entrou pra escola de artes e se tornou mais um talento na empresa. Roullet morreu em 1907 , Decamps em 1909, e Henriette e seus três filhos continuaram com a empresa ”Veuve Decamps e Fils”. Depois que seu irmão morreu na I Guerra Mundial sua Irmã e mãe se afastaram da empresa, e Gaston continuou fazendo sucesso ate sua morte em 1972, quando sua filha e genro assumiram a empresa, mas sem condições de enfrentar a concorrência com a Ásia em brinquedos mecânicos. A história Roullet-Decamps tem sido amplamente documentada em diversos livros, desde que ainda era vivo.Quando a empresa fechou as portas em 1995, o ofício de fabricante de autômatos foi reconhecido como um bem cultural digno de preservação. O governo francês estabeleceu o Musee d l’Automate em Souillac,  um popular destino turístico na França, onde autômatos ainda vivos, e em cena,  junto com suas ferramentas, máquinas, moldes, projetos, peças e materiais que foram utilizados nas oficinas eternizam seus grandes mestres. Sem esquecer também o Art and History Museum de Neuchatel, na Suiça, que dá a vida aos autômatos de Jacquet Droz todo primeiro domingo de cada mês. http://www.souillac.net/musee.automate.

 

1867 – Bru Jne & Cie – Produção da boneca de luxo extremo em Paris, um luxo jamais sonhado por qualquer menina da época, bonecas mais do que especiais, dirigida às camadas mais abastadas da sociedade. Leon Casimir Bru e sua esposa Appolyne em St. Denis Street, montaram a empresa em Paris depois de Bru, filho de um tecelão, ter trabalhado um período curto como montador de bonecas em outra empresa. Madame Appolyne Bru , projetava e costurava os lindos figurinos para as bonecas, e as cabeças de bonecas inicialmente eram compradas de Barrois Eugene Constant. Leon Casimir Bru foi o maior concorrente de Jumeau, a fabrica de Bru mostrou a mais forte predileção para inovação de mecanismos, colocando no mercado uma grande quantidade de “Bébés” que poderiam ser realmente cuidados por suas mães crianças. Bonecas que choravam, que bebiam, que podiam ser alimentadas com doces (eles retornavam por uma abertura nos pés), e em 1892, criou um bebe que parecia que respirava tão bem quanto falava. Bru, assim como muitos outros fabricantes, produziu bonecas de duas faces que virava a cabeça para mostrar ela rindo ou a face

Enfermeira Bru

chorosa, ou dormindo e acordada, de acordo com o capricho do dono. Ele fazia bonecas maravilhosas, com mecanismos eficientes e complicados. Para andar puxavam uma perna em frente da outra, o balanço da boneca é assegurado pelo fato de ela estar usando calçados de metal pesado, (as bonecas eram como se fossem nenéns aprendendo a andar, que necessitavam de ajuda) como outros brinquedos colocados atrás do carrinho de mão na qual ela empurra pra frente. Não é de estranhar que nos dias de hoje uma boneca da marca Bru Et Cie tem preços altíssimos, pois naquela época elas já custavam muito caro.   A partir de um molde mestre Jne Bru eram criados centenas de rostos diferentes.  As diferenças eram feitas cortando os olhos maiores ou menores, pela remoção dos dentes ou a linha da língua, diferenças sutis na pintura da maquiagem, que eram realmente uma arte, na forma das sobrancelhas, na forma dos lábios, e na cor dos olhos. A boneca mais famosa de Bru é a enfermeira, que manteve a venda depois que a SFBJ assumiu.   As bonecas tinham o nome de Bru mesmo depois que estava nas mãos de outras pessoas, em 1883 foi

Bru

vendida para Henry Chevrot, e em 1890 para Paulo Giraud.  As bonecas tinham as marcações – Jne B. et Cie, BJ ou RB (Barrios). Em 1899 a produção passou para a SFBJ.

Simon & Halbig

1869 – Simon & Halbig (S & H), fundada em 1839, a empresa fabricou bonecas de 1869 a 1920  nas suas duas fabricas de porcelana, em Frafenhain e Hidburghausen, próximo a Thuringia, Alemanha. Em 1920 a empresa foi comprada pela Kammer & Reinhardt, que continuou a produção de bonecas até 1932.  Simon & Halbig eram conhecidos por suas elegantes cabeças de bonecas e por inovações na indústria. Forneciam as cabeças para muitos fabricantes conhecidos de bonecas, que anexavam os seus próprios corpos posteriormente. Dentre as empresas que usavam as cabeças S&H – a norte Americana  Arranbee, as alemãs : CM Bergman, Carl Berger, Cuno e Otto Dressel, Hamburger & Company, Heinrich Handwerck, Adolf Hülss (ou Adolf HülB), Dr. Paul Hunaeus, Kammer & Reinhardt, Louis Linder & Sohne, Franz Schmidt, Schoenau & Hoffmeister, Carl Trautmann, Welsch & Co., Schindel & Kallenberg Wiesenthal, Adolf Wislizenus e as empresas francesas: Fleischmann & Bloedel, Jumeau, Roullet & DeCamp e SFBJ.

bonecas de celuloide

1869 – Tornou-se possível o fabrico de bonecas em grande escala, graças ao surgimento do celulóide  (celuloides são os primeiros materiais termoplasticos. Em 1862, o inglês Alexander Parkes registrou a Parkesina, primeiro celuloide e primeiro plástico fabricado. Moldado com facilidade, o celulóide foi produzido originalmente como substituição para o marfim).Em seguida surgiram outros materiais como o PVC e o plástico. Diversos são os materiais usados atualmente para a confecção das bonecas, tais como: madeira, palha, tecido, porcelana, papel, pelucia, metal, vinil, papel machê, cera e gesso,  dentre outros.

1872 – Madame Bru, que tinha sucedido seu marido comandando a empresa, lançou a patente de Boneca cantora.  

Francoise Gaultier

 

1872 – François Gaultier et Fils (F.G.) tirou uma patente para melhoria dos moldes para as cabeças de bonecas. Inicialmente grande ceramista, até tornar-se, após 1860, um dos grandes fornecedores de cabeças e membros de biscuit para outros fabricantes e posteriormente abrir sua própria manufatura. Em 1884 se juntou com seu filho e em 1888 passou a chamar Gaultier Brothers, depois passou a ser parte da SFBJ Company. Foi um dos principais fornecedores de cabeças para Jumeau , bem como outros fabricantes e montadores de bonecas franceses.

  

1871 – Jean Marie Phalibois – montou  sua loja e se dedicou à produção de cenas mecânicas com musica. Participou da Exposição de Paris de 1878. Em 1893, Phalibois se aposentou e passou o controle da empresa para seu filho Hnery. Em 1925, a empresa da família chegou ao fim. Seu estoque foi vendido a Roullet e Decamps.

 

1871 – Bebe que engatinha ou arrasta “ceeping baby”, inventado por Robert J. Clay. Este bebe, com gorro e vestido de moda contemporânea, movia alternadamente mãos e pés, assim como engatinhando através do chão, ocasionalmente resvalando para um lado assim como se para checar a presença de audiência de admiradores. Foi realizado por várias firmas americanas incluindo Ives.

1876 –  Boneca nadadora,  desenvolvida por um desenhista chamado E. Martin. Dois anos depois ela era manufaturada e distribuída , como “Ondine”, por Charles Bertran de Paris. Dentro do corpo de cortiça, ondine carregava um mecanismo acionado por corda de relógio protegido que trabalhava seus membro numa conveniente batida da respiração, que à propelia através da água.

Thomas Edison

1878 – Patente da boneca com fonógrafo, USA, Thomas Edison, mas só comercializada em 1889 recitando “mamãe gansa” na Feira de Paris em 1890.  Thomas Edison melhorou a boneca inventada por Johann Maelzel, e combina a tecnologia de seu phonógrafo com a boneca, permitindo-lhe a palavra- bonecas fonográficas. O fonógrafo era ligado por um pequeno botão de corda anexado na cintura da boneca. O corpo, feito de aço, manufaturado nos Estados Unidos, mas a cabeça de biscuit alemã, feito pela firma de Simon & Halbig.   A Scientific American de abril de 1890 descreveu como eram feitas as gravações nas bonecas de Edson:As gravações (wax-like) eram colocadas sob

Thomas Edison

um instrumento muito parecido com um fonógrafo na boca das meninas que falavam as palavras que serão repetidas pelas bonecas….. A fabrica de Edison era capaz de fabricar 500 fonógrafos de bonecas por dia, e vendidas a 20 dólares cada. Assim como muitas outras invenções pioneiras, os do Edison eram muito caros para ser comercialmente satisfatório, e outros colheram os frutos que ele tinha plantado. Á despeito de sua patente, Edison foi defrontado com competidores no seu próprio país assim como também na Europa (Arnold, Lambert,  Jumeau e etc). que criaram bonecas que cantavam, exclamavam e oravam.

Lioret

1878 – Lioret  de Jumeau foi premiada com medalha de brinae na Exposiçao de Paris , o que causou um reboliço nos círculos técnocos de toda a Europa, pois enquanto Edson demonstrava sua boneca de cera com gravador, Lioret foi feita com celulóide durável.1879- Para a exposição, o fabricante Jumeau procura um escultorde renome, Albert-Ernest Carrier-Belleuse, para realizar a primeira cabeça moldada de criança em bisquit, inspirada em um quadro celebre intitulado Henri IV Enfant, que usou o rei Henrique de Navarra com 4 anos de idade como modelo. Foi a primeira vez que usaram olhos de vidros. Dizem que  Buffalo Bill deu uma boneca dessa a sua sobrinha. Por conta da boneca inspirada no tal quadro, Emille Jumeau ganhou medalha de ouro. Daí por diante, esta menção será usada por ele como selo azul, com os dizeres Jumeau Medaille D’orem todas as suas peças, incluindo-se ai o vestiário, além dos corpo e cabeças. Este selo tornou-se célebre, e é hoje comemorado com entusiasmo pelos aficionados quando encontrado em alguma peça do fabricante. 

Thuillier

 

1880 – Andre Jean Thuillier, (ATs) de Paris, produzia bonecas de excelente qualidade com cabeças de biscuit ou porcelana muito bem pintadas, com corpo de composição ou  madeira. Algumas cabeças ele comprava de Francois Gaultier. Thuiller produzia  bonecas pelo método mais antigo de porcelana pressionando no molde. Alguns rostos ATs têm mais detalhe na modelagem do que outros, porque os moldes desgastaram. Eles parecem ter sido originalmente inspirado pelo mesmo artista.1881 –Fritz Bartenstein, alemão, registrou uma patente para uma boneca de cera de duas faces– numa delas sorri e a outra grita de aflição (ela tem uma caixa de voz). Essa boneca aterrorizava as crianças. Possivelmente é dele também  uma boneca de papel maché com face de criança, e duas mascaras de cera que podiam ser atadas a boneca, uma com face de uma velha e outra de um neném. Bru também fez bonecas de cera de duas faces. 

Kammer & Reinhardt

1886-1932 – Kammer & Reinhardt, (K & R)Thuringia, Alemanha – Ernst Kammer & Franz Reinhardt faziam bonecas de biscuit, mas como não tinham sua própria fabrica de porcelana,  a maioria das cabeças eram manufaturadas por  Simon & Halbig , por isso tem ambas as marcas no pescoço das bonecas. Também compravam da empresa  Kling, Quendt & Schuetzmeister. Em 1902 compraram a empresa de bonecas Heinrich Handwerck quando seu fundador morreu, e em 1920 compraram a Simon & Halbig.

De 1886 a 1990 a maioria das cabeças de bonecas de biscuit eram feitas com a boca aberta, com dentes, e corpo articulado de madeira, cabelo de mohair, medindo entre 5 a 10 cm. Depois de 1990 fizeram vários tipos de bonecas, de biscuit, composição, e roupas de bonecas em varias profissões, portanto são mais conhecidos por suas bonecas bebes.

1880’s – As fabricas alemãs tornaram líderes outra vez, dominando o mercado mundial até 1914. Firmas como a Simon & Halbig, Handwerck, a Heubach Brothers e Armand Marseille assumiram o controle da “bébé”, da França, produzindo por preços menores, embora eles cuidassem para ter suas bonecas vestidas em Paris. Várias uniões foram feitas de 1899 em diante. Os fabricantes alemães criaram novidades: a boneca que bebia, e pálpebras que abriam e fechavam com peso de chumbo, que antes se moviam por um método primitivo de puxar um fio anexado ao corpo. 

1880 – Jumeau – França – O mais famoso fabricante de bonecas de luxo ou “poupée de luxe”,é considerado como o idealizador do novo tipo de corpo de boneca, ele foi o primeiro a fazer a articulação esférica unidas juntas por um forte elástico; isso rapidamente tornou-se o mais simples e eficient

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