Barbie foi inspirada em tiras de quadrinhos alemão com piadas para homens. |

Um ilustrador alemão em 1952 criou Lilli, uma loira que aparecia em tiras de quadrinhos com cintura fina, maquiagem, peitos grandes e salto alto, até mesmo quando estava só de calcinha e sutiã. Adorada por suas piadas picantes, rapidamente virou boneca para presentear homens. De férias na Alemanha, o casal americano Ruth e Elliot Handler ao ver Lilli levaram um projeto aos engenheiros de sua fabrica, a Mattel, que já o havia recusado anteriormente.  Ruth  tinha se inspirado na sua filha, Bárbara , que brincava  trocando roupas e acessórios numa boneca de papel despresando as bonequinhas bebês.  Barbie foi lançada a preço de 3 dólares em 1959, com uma silhueta  inatingivel. A Mattel comprou os direitos da Lilli, mas fez sua propria versão.

Primeira boneca a usar maquiagem, mulher de negócios com mais de 100 profissões, esportista, roqueira, e sempre acompanhando a  moda em grande estilo de vida. Vários estilistas já confeccionaram roupas pra ela.

A filosofia  é que por meio delas as menininhas imaginam que serão a mulher que bem desejarem, representando as diversas escolhas que as mulheres tem a sua disposição.

Já foram vendidas 3 bilhões de Barbies no mundo. Ela só chegou no Brasil em 82, qando ja existia a sua rival Suzi desde 66.

Tags: barbie, lilli, boneca, maquiagem, brinquedo


Posts Relacionados:

© 2015/2024 - Museu dos Brinquedos - Todos os direitos reservados