Do Pião Chinês ao helicóptero controlado por iPhone ou iPod Touch. |

Por volta de 400AC as crianças chinesas ja tinham a ideia do vôo vertical qdo brincavam com seus Piões Chineses.  As versões mais recentes deles consistiam em penas presas a uma vareta,  que postas a girar com as mãos criavam a sustentação necessária para se elevar no ar. Talvez estes brinquedos nasceram da observação das sementes das árvores, tal como os pinhões, cuja queda em rotação os leva a percorrer distâncias consideráveis arrastados pela  brisa.

Por volta de 1483 Leornardo da Vinci fez desenhos do seu “saca-rolhas voador” ou “giroscópio aéreo” que nada mais eram que  uma asa em espiral com um eixo central, capaz de levar uma pessoa, dai o nome, HELIX= helicóide e PTERON= asa

Em 1754, um  russo desenvolveu um pequeno rotor inspirado nos Piões Chineses mas alimentado por um sistema de corda com molas tipo relógio. O aparelho voou livremente e subiu a uma altura considerável.

Em 1783, os Francêses Launoy  e Bienvenu usaram uma versão coaxial dos Piões Chineses que consistiam em dois conjuntos de penas de peru a girar em sentido contrário.

No final do século XVIII Cayley, fascinado pelos Piões chineses, construiu com sucesso vários modelos de vôo vertical que efectivamente tiveram sucesso, com rotores feitos de folha de lata e alimentados por uma corda com molas de relógio. O seu fascínio pelo vôo levou-o a desenhar e construir em 1804 um “braço rotativo”, uma das primeiras tentativas científicas de estudar as forças aerodinâmicas cridas por asas. Infelizmente, a idéia de Cayley permaneceu no campo das idéias pois os motores disponíveis  eram os a vapor, demasiado pesados para permitir um vôo propulsionado.

O Inglês Horatio Phillips, em 1840 , desenvolveu uma máquina de vôo vertical propulsionada a vapor  gerado por uma caldeira em miniatura e ejectado pela ponta das pás. Embora fosse impossível construir tal máquina à escala real, este inventor mostrou que era possível fabricar um modelo de helicóptero propulsionado por um motor ao invéz de molas de relógio.

No início de 1860, o Francês Ponton d’Amecourt fez voar um número de modelos de helicópteros propulsionados por caldeiras a vapor.

O Italinao Enrico Forlanini, em 1878,  construiu outro tipo de modelo de helicóptero propulsionado a caldeira de vapor, que consistia em dois rotores que giravam em sentido contrário. Existem registros que garantem que voou livremente a uma altura de mais de 40 pés (cerca de 13,5 metros) durante 20 segundos.

No início do século XX foram diversas experiências no campo do vôo vertical,  centenas de invenções fracassadas, devido a  complexidade  da mecânica e da aerodinâmica. Era comum que a máquina se auto-destruísse com vibrações por ela mesmo criadas, ou falhassem por falta de potencia ou pela capacidade limitada de controle.

 Thomas Alva Edison, em 1880 realizou experiências com pequenos modelos de helicópteros nos Estados Unidos, com rotores alimentados por um motor que funcionava numa forma primitiva do motor de combustão interna. Mais tarde Edison utilizou um motor eléctrico e foi aí que descobriu que era necessário ter rotores com grande diâmetro e reduzidas áreas de pá para obter uma boa eficiência. Ao contrário dos outros inventores, Edison provou com as suas experiências, realizadas de forma mais científica, que a abordagem ao voo vertical passava por ter à priori boa eficiência aerodinâmica do rotor e elevada potência do motor.

Ja  ficou evidente que chegou a hora do helicóptero vir ao mundo……….

 ………..2010 – A Parrot cria um  produto conceito, o helicóptero AR Drone, que  é formado por quatro hélices com protetores de espuma controladas pelos comandos do iPhone ou do iPod Touch. Duas câmeras instaladas nas hélices transmitem ao vivo para o celular tudo que acontece. O brinquedo, espécie de aeromodelo, poderá ser usado para games com realidade aumentada, já que ele usa a rede Wi-Fi.

Tags: piao chines, iphone, ipod, helicoptero, brinquedo


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