Liverpool não nos deu só os Beattles. Frank Hornby - Um dos mais importantes produtores de brinquedos de metal do séc. XX.(Meccano) |

Frank Hornby  (1863 /1936) inventor Inglês, empresário e político, desenvolveu e fabricou 3 dos mais populares brinquedos do século XX:  Meccano (1901) , Trens Hornby , e Dinky Toys .   

Hoje vou falar do Meccano!  Tudo começou em 1898, numa pequena loja em Liverpool. Hornby inventou um jogo de construção para seus filhos com parafusos e porcas, isso deu origem ao sistema Meccano. Em 1901, Frank Hornby, patenteou o brinquedo chamado “Mecânic Made Easy”, baseado nos princípios da engenharia mecânica.  

 

O nome Meccano foi registrado em 1907. (“Meccano” é derivado das palavras“Make and Know“), e se tornou um dos brinquedos de montar mais populares, entre as décadas de 30 à 50. Meccano (assim como Gilbert Erector – USA) simula construções, utilizando um sistema padronizado de partes de metal reutilizáveis, incluindo tiras perfuradas, longarinas, rodas, hastes, chapas, vigas, polias, roda dentada para corrente, engrenagens, eixos de movimento, partes elétricas, motores, e muitas outras partes especializadas, encontradas em mecanismos reais, anexadas umas as outras com parafusos e porcas, usando somente uma chave de fenda e uma chave de rosca.  As variedades de peças permitem a construção de modelos em escala, de mecanismos simples até complexos “Supermodelos”.    De uma só caixa vc podia construir trem, ou automóvel, navio, ônibus, caminhão, limpador de neve, locomotiva de passageiro, trator, etc… 

Em 1902, cada jogo tinha apenas 16 partes diferentes com a uma folha com detalhes de construção para 12 modelos. Em 1903, 1.500 kits foram vendidos ainda sem lucros. Seu chefe foi por pouco tempo, seu sócio capitalista.   

Em 1907 Hornby abriu a primeira fabrica em Liverpool, onde fabricava suas próprias peças . A Meccano foi fundada em 1908.   

Em 1912 a Meccano já exportava para vários países, inclusive USA.  Hornby e seu filho, Roland, fomaram a Meccano Ltda na França, e na Alemanha, no início em parceria com a  Marklin, que manufaturava Meccano sob licença e vendia os motores a corda dos Kits.     

Em 1913  A.C. Gilbert, seu maior concorrente, depois parceiro,  lança nos EUA o Erector Set.   

Fabrica Meccano 1932 (acervo Museu de Liverpool)

A nova fabrica de Liverpool em 1914 tornou-se  a principal por 60 anos. A nova fabrica da França, em Calais, construída em 1959, continua a ser o principal local de fabrico da Meccano.   

Os Mecccano que foram produzidos nos USA nos anos de 1930 – 1938 eram freqüentemente chamados de Meccano Americano, conhecidos hoje por sets Gilbert–Meccano.   

A II Guerra Mundial interrompeu a produção de Meccano, na Inglaterra, e a fabrica foi convertida para produtos bélicos. A Guerra da Coréia , em 1950 também interrompeu a produção devido a escassez e o encarecimento do metal. A produção voltou ao normal com a adição de novas peças para todos os conjuntos e novos materiais. (Gilbert conseguiu que sua fabrica ficasse aberta nos EUA durante a II Guerra.

 

A fabrica original da Meccano, na Inglaterra fechou nos últimos anos de 1970’s, mas a Meccano continua a ser manufaturada até hoje em sua fabrica em Calais, Franca, e na  China. Meccano é o único fabricante francês de brinquedos que são reconhecidos internacionalmente.   

 A Nikko Toys do Japão adquiriu 49% da Meccano em 2000,  e assumiu a comercialização internacional. Desenvolvimento e design permaneceu com os 51% de Meccano SN, com base em Calais, França. A Nikko acrescentou no sistema controle programável de rádio e eletrônica, e lançou novas séries bem sucedidas. Nikko vendeu a sua participação na Meccano e sistema para Meccano SN, a matriz francesa, em agosto de 2007.   

Em 2008 a Meccano lançou uma linha de produtos robótico chamado Spykee.
Foi o primeiro robô “construa você mesmo” controlado pelo computador ou via Wi-Fi em qualquer lugar do mundo através da Internet. Spykee tem webcam, microfone, alto-falante e dois motores. Ele pode se mover, ver, ouvir, falar, tirar fotos, gravar vídeos, etc pode detectar intrusos e pode reproduzir música digital. Quando a bateria fica baixo, Spykee retorna à sua base de recarga por si só.   

PATENTE – Por ser o primeiro brinquedo que fazia construções em metal com êxito, o Meccano teve muitos imitadores e concorrentes ao longo dos anos.  A patente original já expirou, mas a palavra Meccano ainda é uma marca registrada da França.             Com o Erector ® marca para o mercado americano, e Meccano ® para o resto do mundo, o grupo tem uma presença em mais de 80 países.   

No entanto, os fabricantes alemães de brinquedos como “Richter’s Anchor Stone Building Sets” e  “Bridge Set” (de 1895)”inclui algumas partes Meccano que antecederam a patente de 1901. Outros fabricantes como Bing e Marklin (que por um tempo trabalhou sob licença), também produziram séries Meccano e competiram com ele.   

Hoje na Alemanha a Metallus fabrica o Meccano. Um dos sets é o  “Construction set ‘Berlin’, com 2491 partes. Custa 600 euros.   

estrela

A Estrela fabricou no Brasil o Mec-Bras, o meccano brasileiro, na década de 50.   

A Exacto Ltd., em Buenos Aires, Argentina, por muitos anos produziu sob licença peças Meccano. Depois da fábrica de Liverpool Road Binns faliu, as coisas mudaram e “Meccano argentino” foi renomeado como “Exacto”. Eles também fabricam muitas peças que são extensões do sistema Meccano.   

No Brasil hoje tem um brinquedo um pouco similar,  o Modelix.   

Muitas peças foram introduzidas desde a fábrica de Liverpool,  sob a gestão francesa e japonesa da empresa. Estes incluíram peças de plástico, engrenagens, motores elétricos e caixas de bateria. Muitos puristas relutam em aceitar as novas peças que não são originais Meccano.  

Existem Clubes Meccano com milhares de entusiastas  espalhados no mundo inteiro desde a década de 30.  A Sociedade Internacional de Meccanomen fundada na Inglaterra  possui cerca de 600 membros em mais de 30 países. 

Revistas periódicas e publicações dedicadas integralmente ou em parte sobre Meccano foram editadas de  1916-1981,  sobre como construir modelos e maquinas grandes e complexas. Atualmente são centenas de sites com história, instruções de construção e nostalgia. Pessoas  e empresas em todo o mundo continuam a fabricar réplicas de várias partes, alguns há muito tempo fora de produção.  

 Todos mês de julho, em Skegness, na Inglaterra tem a Exposição anual  Meccano, que até hoje é um sucesso. 

O maior meccano já  construído é uma roda gigante, feito por Meccano SA em França em 1990. Ela foi remodelada de acordo com a original de 1893 . Foi enviado aos Estados Unidos para promover o “Meccano Erector”, após   Meccano ter comprado nome comercial  “Erector” , em exposição no St. Augustine, Museu da  Flórida. O modelo tem 6,5 metros  de altura, pesa 544 kg , foi feita a partir de 19.507 unidades, 50.560 porcas e parafusos, e teve 1.239 horas para construir.   

Estudantes de engenharia da Universidade de Liverpool  construíram uma ponte para com cerca de 100 mil peças de Meccano, e  levou 1.100 horas para construir. A ponte vai avançar  nove metros,  como uma porta de fechamento do canal de Liverpool, e uma seção de 12 metros caindo como uma ponte levadiça.
A construção foi filmada, e apareceu no , “James May’s Toy Stories ‘, que faz construções em tamanho real com alguns dos brinquedos mais amados da Grã-Bretanha. 

 NÃO SE FAZEM MAIS BRINQUEDOS COMO ANTIGAMENTE – O americano professor doutor Harold Kroto, laureado com o Premio Nobel de Química em 1996, (confessa que ganhou o Nobel por brincar com Meccano na infancia) , há muitos anos advoga que só o investimento no desenvolvimento cientifico poderá solucionar questões prementes como o problema energético, e o controle de recursos naturais. Kroto instiga a sociedade civil a investir no desenvolvimento das capacidades cognitivas de suas crianças e jovens, apelando ao retorno do uso do jogo Meccano, em detrimento de outros jogos de montar.   

modelo DSG de transmissão Meccano

 “Os novos brinquedos conduziram a extinção do Meccano, e as novas gerações deixaram de desenvolver as suas capacidades, os seus dons, de engenharia, minorando a possibilidade de se tornarem cientistas”, o Meccano constitui um verdadeiro kit de aprendizagem da engenharia, estimulando na criança a sensibilidade para construir estruturas. Muitas crianças seguiram os caminhos da engenharia despertadas pelo Meccano   

O FILME – A Meccano pela primeira vez licenciou os direitos de filmagem para seus brinquedos numa parceria com a Helix Films, em Los Angeles, para desenvolver um filme original em 3D baseada na marca Erector Set de (Brinquedos de construção). Existe a  intenção da criação de uma  franquia para televisão e games. Os 3 socios da Helix films cresceram brincando com Meccano, cada um num pais diferentes Kevin Foo na Austrália, Noortas Gaukhar no Cazaquistão e Steven-Charles Jaffe (” Ghost “,” Star Trek IV “,” Strange Days “) e seu irmão Robert nos Estados Unidos, assim a parceria tem um lado mais emocional e pessoal.   

O filme Meccano / Erector é sobre a criação de brinquedos educativos que permitam a crianças e adultos  imaginar e criar um mundo completamente novo, como o sistema de brinquedo Erector fez ao redor do mundo por quase cem anos.”

Tags: Brinquedo, decada 30, brinquedos de metal, Meccano, II Guerra


Posts Relacionados:

© 2015/2024 - Museu dos Brinquedos - Todos os direitos reservados