Um mergulho no universo ludico e melancólico de Tim Burton |

Burton permitiu que seus fãs adentrassem em seu universo lúdico e  melancólico, na exposição “O estranho mundo de Tim Burton” . É um mergulho na subjetividade e na vida do diretor, desde sua mais tenra idade, com gravuras , desenhos, filmes, fotografias, trabalhos em animação, arte conceitual, storyboards, maquetes, manequins com figurinos , bonecos usados em animações eescultura animatrônicas.

A sensibilidade inventiva de Tim Burton nasceu de uma infancia e adolescencia rica em quadrinhos, cinema e literatura, e também sofridas do ponto de vista emocional, com o divórcio e saida de cena de seu pai. A ausência paterna é presente em  obras cinematográficas, como em Edward mãos de tesoura, em que ele é incapaz de tocar outros seres humanos por conta das próteses afiadas implantadas pelo seu criador/pai . A única forma de Edward se aproximar das pessoas, e de alguma forma provar que não é um monstro destrutivo, é por meio da arte, das figuras que esculpe com suas mãos laminadas em gramados e cercas vivas de uma cidadezinha.

Após estudar animação com uma bolsa de Estudos da Disney,  na California, Tim Burton trabalhou nos Studios Disney, no começo dos ans 90, onde criou seu primeiro curta-metragem, mas estava insatifeito com a produção artística.

Tim Burton,  como ninguém,  tem o dom de criar mundos paralelos,  captando o espírito e a sensação de estar em um sonho ou dentro da mente de alguém.

Alguns de seus filmes mais conhecidos como diretor são os “Fantasmas se Divertem”(1989), Edward Mãos de Tesoura (1990),Batman (1989), Batman – O Retorno (1992),Planeta dos Macacos (2001), Peixe Grande(2003), A Fantástica Fábrica de Chocolate(2005), A Noiva Cadáver (2005), Alice no País das Maravilhas (2010). Sem contar os que produziu ou roteirizou.

Alice no Pais das Maravilhas

Com estréia em março 2010, Alice no pais da maravilha, 3D, numa versao extremamente surreal, reinventando o classico de Lewis Carroll.  Imperdivel!! ambos!!

Tags: tim burton, alice pais das maravilhas, bonecos, maquetes

Posts Relacionados: